Vantagens e Desvantagens do TESO
*Vantagem ou desvantagem varia conforme o olhar/ideologia do observador, pois pra grande maioria da humanidade, visto como ela caminha, não existem vantagens no TESO. Mas, sou um Maluco Beleza assumido que prefere se autodenominar de SupraVivente, mas isso é uma estória/história pra outro momento. Essa página fica como uma exemplificação desse olhar SupraVive/Maluco Beleza.
00 - Não há atualmente liquidez no TESO, no seu projeto originário e modificado, o IARA SOLARIUM e a POUSADA BIO COLETIVA. Mas, como opções secundárias, se pode usar o TESO nas produções de RUI MT: A - Seis Vilas Seus Vales (divulgação turística em Blog, rede sociais e impressos), B - Jogo União A&B (morphotografia), C - Somaeu Pedagogia Atemporal, D - Outros, como RecordarEhViver & EmAlgumContexto.
01 - PRESERVAÇÃO AMBIENTAL - O TESO nasceu como um lastro de 1m² de uma Floresta no Vale do Pavão, APA da Mantiqueira. Nesse semestre está em transição pro projeto TESOTEMPO da Pousada Bio Coletiva. Mas se manterá como uma forma de preservar a floresta acima da POUSADA.
02 - PRESERVAÇÃO SOCIAL - O TESO está concentrado no pensar e desejo de Rui MT, e que com seu devir já gerou 20 participantes, e pretende expandir esse SOCIAL. Mas que social é esse??? Seja de forma inconsciente (as dívidas) ou conscientes (os investidores) os participantes estão apoiando o SUPRAVIVENCIALISMO. Em resumo, uma evolução do caminho de Rui pela SOMATERAPIA (áreas mescladas de Bioenergética, Gestalterapia, Antipsiquiatria, Anarquismo e Capoeira Angola), pela SOMAIÊ (Biologia do Conhecer), pela AYAHUASCA, e seus trampos com TURISMO (Seis Vilas Seus Vales) e FOTOGRAFIA (Estúdio Persona e Morphotografia). Toda essa conjuntura histórica somada a SINDEMIA da Covid-19, com as crises que vivo nos últimos anos, me levou a criar o CONCEITO DE SUPRAVIVENTE. Mas isso só começarei a me dedicar a partir do Equinócio de Março de 2025, no que chamo de SPA - Somaeu Pedagogia Atemporal.
03 - OUTRA OPÇÃO de MOEDA - Um exercício em micro de como gerir um sistema monetário. Basicamente desde Newton (o físico e alquimista que contribuiu pro estudo do Universo), com a criação do cálculo derivativo (por curiosidade Newton foi presidente da Casa da Moeda da Inglaterra) as moedas são lastreadas em objetos escassos (ouro, prata, etc). As moedas nacionais já saíram do "padrão ouro", e são somente ilusões das economias e BANCOS. Em 1971, o Dólar já saiu do lastro no ouro e se transformou numa fantasia dos EUA (sendo que a China possui 4 trilhões de dólares, 1/4 dos EUA). Nasce o Bitcoin, que deixa de ser lastreado no homem, e vira a tecnologia, o algoritmo. Qualquer moeda é basicamente confiança, promessa futura. 'Credere' vem de CRER e gerou a palavra crédito. Assim, o TESO é confiança no terreno do Iara Solarium, mas estava 'morto', ou só seria resgatado na venda do terreno. E agora, com essa transição pro TESOTEMPO e a Pousada futura, o TESO realmente vira uma moeda, seja com o uso no trabalho intelectual de Rui (ítem 00), seja com a autobioconstrução da Pousada Bio Coletiva, a iniciar em 2025.
Sobre o Bitcoin, veja o exemplo, de que apesar de sua suposta independência, quando os EUA (Banco Central americano) aumentaram seus juros em 2%, o Bitcoin teve uma perda de 60% (já esteve em 60 mil reais), ou seja, já está atrelado a moedas de risco.
CLARO que existe o risco do valor em reais do terreno no Iara Solarium se perder por alguma crise nacional ou internacional, mas como não temos pressa na produção da Pousada, o TESO continuará a ser lastreada em floresta física, árvores e terra. Assim, volto ao ponto introdutório desta página, a relatividade do observador. Pra minha mãe, a floresta não vale nada, e pra mim pode ser um viver roots.
ATENÇÃO - ESTA PÁGINA tem uma versão ampliada pros Grandes Investidores de TESO (quem possui mais de 150 TESOs).
Rui MT, 05/out./2024